segunda-feira, 25 de maio de 2015

BAPTISTA DE ANDRADE EM ESPANHA



A CORVETA BAPTISTA DE ANDRADE EM 

MISSÃO INTERNACIONAL

Noventa e cinco militares da Marinha Portuguesa vão participar num exercício internacional de combate à guerra de minas em cenários de crise, que decorre entre a passada segunda-feira e dia 28 de Maio em Alicante, Espanha, informou a Marinha. 

Portugal mobilizou para o exercício "Spanish Minex 2015" a corveta Baptista de Andrade, o Destacamento de Guerra de Minas com 'autonomous underwater vehicles' (AUV, em português veículos autónomos debaixo de água), uma equipa de mergulhadores, uma equipa de fuzileiros, uma equipa médica e um oficial para o Estado-Maior da Euromarfor (uma força militar multinacional). 

O exercício "Spanish Minex 2015" junta um total de 500 militares, 11 navios e quatro aeronaves portuguesas, da Alemanha, França, Turquia, Itália e Espanha, que comandará a missão através do navio Jaime Golmayo Hafner, segundo fontes militares citadas pela agência de notícias espanhola EFE. 

Portugal já havia liderado o exercício na sua edição de 2011 com a fragata Bartolomeu Dias. 

O "Spanish Minex" é um exercício organizado pela Armada espanhola que acontece todos os anos, e cujo objectivo é pôr em prática os procedimentos comuns para a defesa de portos e ancoradouros contra a ameaça de minas navais. 

A missão de cada participante é manter as águas livres da ameaça de minas e providenciar segurança ao tráfico mercante, melhorando assim o seu grau de formação e integração com as restantes unidades dos outros países. 

As minas usadas neste exercício internacional são simuladas por dispositivos submarinos totalmente inofensivos e seguros para o meio ambiente, que serão recolhidos quando a missão terminar, continua a EFE. 

A agência espanhola noticia ainda que, como é habitual neste tipo de manobras, é aproveitada a oportunidade para realizar uma limpeza ao fundo do mar na zona onde decorre o exercício (com a devida vénia - transcrição do Correio da Manhã.

Comandante da Corveta Baptista de Andrade



Comandante e Guarnição da Corveta Baptista de Andrade



BRASÃO DE ARMAS



De negro com duas âncoras de ouro passadas em aspa e os cepos carregados com duas quinas; bordadura de arminhos. Coronel naval de ouro forrado de vermelho.
Sotoposto listel ondulado, de prata com a legenda em letras negras tipo elzevir NRP BAPTISTA DE ANDRADE

PATRONO



Distinto Oficial de Marinha, nasceu em 27 de março de 1819 e faleceu em 26 de fevereiro de 1902. Assentou praça em 1833 tendo sido promovido a Guarda-Marinha em 1840.
Esteve em Moçambique e na Índia, donde regressou em 1838 para finalizar o curso da Escola Politécnica. Foi promovido a Segundo-Tenente em setembro de 1844 e a Primeiro-Tenente por distinção em setembro de 1845. Desempenhou entretanto as funções de imediato e comandante do cúter Andorinha e do brigue Serra do Pilar e de comandante do brigue Corimba e da polaca Esperança. Foi nomeado Governador do distrito de Ambriz em Maio de 1855.
Empreendeu então, uma série de brilhantes campanhas para subjugar a revolta de vários sobas indígenas. Em recompensa pelos brilhantes serviços prestados, foi-lhe atribuída, em Outubro de 1857, o grau de Oficial da Ordem da Torre e Espada e promovido por distinção no campo de batalha, ao posto de Capitão-Tenente em abril de 1858.
Foi reconduzido no Governo de Ambriz, em 1859 nomeado superintendente das minas de Bembe. Regressou entretanto à Metrópole já como Capitão-de-Fragata, posto a que ascendeu em 21 de setembro de 1860. Desempenhou as funções de comandante da corveta Estefânia e em agosto de 1862 foi nomeado Governador-Geral de Angola.
Percorreu o norte da província, tendo combatido para a consolidação da soberania portuguesa. Em 1865 pediu a demissão do cargo, tendo regressado à metrópole já como Capitão-de-Mar-e-Guerra (promovido em 11 de agosto de 1863).
Desempenhou as funções de comandante da fragata D. Fernando e da corveta Estefânia. Permaneceu, durante o comando desta corveta, na Índia aquando da revolta desta colónia. Em 1872 foi promovido, por distinção, ao posto de Contra-Almirante.
Nomeado em 1873 Governador de Angola, onde desempenhou uma ação de grande relevo na pacificação da colónia.
Em 1880 foi feito par vitalício do reino; em 1889 foi promovido ao posto de Vice-Almirante; em 1890 Comandante-Geral da Armada; em 1892 Vice-Presidente do Conselho do Almirantado e em 1895 promovido por distinção especial ao posto de Almirante.
Distinguiu-se ainda pelo seu notável sentido de justiça e por uma permanente e contagiante simpatia que o tornavam querido não só na Armada como entre todos os que o conheciam. Possuía entre outras condecorações, a ordem da Torre e Espada do Valor, Lealdade e Mérito, a Ordem Militar de Avis e a Cruz de Guerra de 1ª Classe.​

FACTOS

Durante o ano de 2012 o NRP Baptista de Andrade teve o seguinte empenhamento operacional:
  • Nº de milhas percorridas: 18 867,2 Milhas;
  • Nº de Horas de navegação: 1764 h 25 m;
  • Nº de fiscalizações efetuadas: 44;
  • Empenhada em 8 missões de busca e salvamento marítimo na SRR Lisboa e 1 missão de busca e salvamento marítimo na SRR Santa Maria.



2 comentários:

  1. É um abuso eu escrever qualquer comentário sobre este artigo magnífico, pelos ensinamentos que nos dá e pela maneira fácil como nos explica todos os pormenores!
    Mas isto é apanágio de quem o escreve!!

    Por isso limito-me a agradecer a possibilidade de tomar conhecimento deste exercício e tambem da lição de História que me encantou, como sempre.

    O orgulho que sinto por pertencer a esta família, mesmo de um modo diferente, e de me considerarem mais uma Irmã de Coração!

    Um grande abraço de infinita amizade e respeito desta mana " postiça "!
    Maria Manuela

    ResponderEliminar
  2. Não é um abuso a minha estimada mana pronunciar-se sobre este evento.

    É defensora e conhecedora da dignidade militar, da nobreza que os militares representam e representaram na Defesa do Estado Português e, por experiência própria, tem a experiência do que representou o Senhor seu Pai que tantas honras deu à Pátria.

    A ele, e tantos como ele, a Nação deve muito.

    Obrigado pelas suas palavras que me encantaram e me encheram de alegria por verificar que uma mana de fresca data tem um comportamento para comigo que muito me honra e enobrece...

    Beijos e abraços deste seu mano que jamais a esquece...

    ResponderEliminar