sexta-feira, 8 de maio de 2015

CHEFE DO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO
















A DIGNIDADE DAS FORÇAS ARMADAS
TERCEIRO CAPÍTULO SOBRE ESTE TEMA

O General CARLOS ANTÓNIO CORBAL HERNANDEZ JERÓNIMO nasceu em Paialvo, Concelho de Tomar, Distrito de Santarém, tem 58 anos de idade e 41 anos de serviço. Foi promovido ao atual posto em 18 de fevereiro de 2014, assumindo o cargo de Chefe de Estado-Maior do Exército (CEME), nomeado por Decreto Presidencial da mesma data.
Está habilitado com o Curso de Ciências Militares, Arma de Infantaria, da Academia Militar, os cursos curriculares de carreira, o Curso de Estado-Maior e o Curso Superior de Comando e Direcção do Instituto de Altos Estudos Militares. Possui ainda outros Cursos de que se destacam o de Paraquedismo e o de Instrutor Monitor Paraquedista.
Ao longo da sua carreira, prestou serviço em várias Unidades, Estabelecimentos e Órgãos do Exército, nomeadamente na Base Escola de Tropas Para-quedistas (atual Escola de Tropas Pára-Quedistas), onde como Subalterno, Capitão e Major exerceu diversas funções de 1979 a 1991. No Instituto de Altos Estudos Militares, como Tenente-Coronel, exerceu funções de Professor de Tática de 1992 a 1993. Igualmente, como Tenente-Coronel, destacam-se as funções de Comandante do Batalhão de Apoio Aeroterrestre, da Escola de Tropas Aerotransportadas, de 1994 a 1995, e de Adido de Defesa em Rabat, Marrocos, de 1995 a outubro de 1998, Chefe do Estado-Maior da Brigada Aerotransportada Independente, de novembro de 1998 a 1999 e de 2º comandante da Escola de Tropas Aerotransportadas, em 2000. Promovido a Coronel, destacam-se, novamente as funções de Comando, nomeadamente as de Comandante da Escola de Tropas Aerotransportadas, de 2001 a abril de 2002, ao que se seguiu o comando da Força Nacional Destacada na UNMISET, no Teatro de Operações de Timor. Terminada a missão é nomeado 2º Comandante da Brigada Aerotransportada Independente, de 2003 a 2004. Como Major-General desempenhou as funções de Adjunto do Comandante das Forças Terrestres, de 2006 a 2007, de Comandante da Brigada de Reação Rápida, de 2008 a março de 2009, ao que se seguiu a de Inspetor-Adjunto, na Inspeção Geral do Exército, até janeiro de 2010.
Ainda como Major-General chefiou o Centro de Informações e Segurança Militar, do Estado-Maior-General das Forças Armadas, de 2010 a agosto de 2012, data em que é promovido a Tenente-General.
Mais recentemente desempenhou as funções de Comandante das Forças Terrestres, de setembro de 2012 a fevereiro de 2014.
Da sua folha de serviços constam treze louvores, sendo três concedidos pelo Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, três concedidos pelo General Chefe de Estado-Maior do Exército, três por Oficiais Generais e quatro concedidos por outras entidades militares, além de várias condecorações de que se destacam uma Medalha de Ouro de Serviços Distintos, cinco Medalhas de Prata de Serviços Distintos, Medalha de Mérito Militar de 3ª Classe, Medalha D. Afonso Henriques, Mérito do Exército, de 2ª Classe, Medalha de Ouro de Comportamento Exemplar, Medalha das Nações Unidas relativa à participação na missão UNMISET e ainda a Ordem do Mérito com o Grau de Comendador.
É casado e tem duas filhas.



2 comentários:

  1. Mais uma vez fico embevecida a ler tudo quanto escreve, porque é o meu mundo, como sabe bem!
    Não me quero repetir nos comentários, mas são sempre maravilhosos de se lerem.
    Muito obrigada querido mano Eduardo! Um beijo de carinho!

    ResponderEliminar
  2. Manifesto o meu reconhecimento pelo comentário efectuado sobre este tema.
    Obrigado estimada mana Maria Manuela Lopes

    ResponderEliminar