sábado, 6 de junho de 2015

QUANDO O AMOR ACONTECE




Foi no ano de 1965


Recordo-me com carinho...
No Aeroporto de Luanda


Luanda

Estava em Luanda ( Angola ) numa festa da Casa Americana Comercial.

Era uma noite quente e ia-me refrescando com umas cervejas « CUCA ou NOCAL ».

Entretanto, alguns colegas iam dançando com suas mulheres ou namoradas.

De repente, olhando à minha volta avistei uma jovem presença feminina que me levou a sonhar desde o primeiro momento. Estava sentada com sua família, a tia e madrinha Micas e outros elementos.

Num gesto que não sabia o desfecho, dirigi-me à jovem Maria Alice Bastos Afonso e convidei-a para dançar.
Dançando no primeiro dia em que nos conhecemos

Dancei toda a noite e daí, a ficar apaixonado foi uma questão de segundos. Parecia um sonho como eu tinha tido a alegria de, naquela noite ter conquistado alguém que viria a ser o maior Amor de minha vida.

O namoro começou dias depois após anuência de meu sogro. 
Namorando

Nessa altura, (tal um Vasco da Gama) passei o Cabo da Boa Esperança - ou não fosse o pai generoso um elemento da Marinha de Guerra Portuguesa.

Entretanto, a comissão de serviço do pai da Maria Alice terminava e impunha-se o regresso a Lisboa.

Punha-se um dilema: ou casar em Luanda ou deixar a Maria Alice regressar com os pais para o Alfeite (onde moravam) e esperar que as coisas se desenvolvessem conforme o destino determinasse.
Alfeite


Foi um período de grande sofrimento todo o tempo em que estivemos separados. 

Cartas não faltavam todos os dias (algumas com mais de 30 páginas).

E, foi assim que, no dia 13 de Novembro de 1966 nos casámos acto que aconteceu na Capela da Senhora do Mar no Alfeite.


Interior da Capela do Alfeite


A Maria Alice embarcou para Luanda e aí começou a nossa Lua de Mel  - uma Lua de Mel que se tem estendido por todos estes anos de AMOR ETERNO, até à presente data.
Na actualidade...



Em 1967 voltámos para Portugal, ficando alguns dias em Lisboa 
Lisboa
e no Alfeite e, depois viemos para a Póvoa de Varzim, continuando a nossa felicidade.

Póvoa de Varzim - Marginal da praia 


Povoa deVarzim - Avenida dos Banhos






 

8 comentários:

  1. Adorei a vossa bela história de amor, duradoira e terna, oxalá assim resultasse com todos os casais... eu casei logo após o amigo no dia 6 de Dezembro de 1966 e felizmente também o casamento se mantém com o mesmo amor e companheirismo não prescindindo da companhia um do outro. Também não nos conhecíamos e foi amor mal nos vimos. É bom relembrarmos nossos tempos a lembrança nos devolve um pouco de juventude e nos ajuda a esquecer alguns dissabores do presente. Ao casal desejo muita ventura e deixo um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado querida e estimada Mana Natália.

      Beijos do Mano que ficou muito sensibilizado por saber que com o seu

      matrimónio também existe muita Felicidade e Amor....

      Eliminar
  2. Deixo-vos um poema que já tem algum tempo, mas que fala de amor, desse amor que nos acompanha pela vida fora. Espero o amigo goste e não leve a mal por deixá-lo aqui na sua página.


    Mas é pura e serena esta alegria
    em que me deixo perder!
    vivo e alguma coisa embriaga o ar
    aqui, ali, a esperança, e sempre a fé,
    não deixo de reconhecer
    que ando agora mais devagar.
    Posso olhar-me!
    Alegrar-me...
    Com olhos espantados
    e a interrogação na boca,
    depois de tantos passos dados,
    ainda confio e estendo os braços à vida,
    e vivo-a, louca.
    como a água viva que canta e é sempre
    jovem!

    Reconheço-me forte
    avanço por entre a multidão
    com o coração a pulsar.
    Acolho o amor e com sorte,
    me entrego enlouquecida,
    ao amor ...a te amar.

    Meu peito bate lento,
    duma forma perfeita.
    não há solidão nem esquecimento,
    quando a lua cai sobre nós
    e aí se deita.
    Há muito que meus olhos verdejaram
    há a memória ainda fresca desses verões
    quando os teus me olharam e amaram
    e em uníssono bateram os corações.

    Ainda que a vida nos fustigue
    e nada seja como dantes
    o amor será sempre a verdade
    que crepita nos nossos instantes,
    este mistério que nos causa saudade
    fogueira onde nos aquecemos
    verdor dum bosque onde nos perdemos
    amor feito desejos
    vivos!

    Sonho que não faz ruído
    meu coração e o teu cativos.
    e as águas velozes correndo
    no mesmo sentido.


    natalia nuno

    Leia mais: http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=206608 © Luso-Poemas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estimada mana Natália, adorei o seu comentário, bem como o poema que se

      dignou publicar, aliás bem significativo.

      Tenho andado um pouco em baixo, pois considero-me impotente para

      enfrentar as responsabilidades que assumi perante minhas amizades no

      Facebook. Estou a pensar aliviar essa pressão procedendo a um estudo de

      concepção que me permita não prejudicar o meu estado de saúde.

      Permita-me querida mana e Boa Amiga, que, respeitosamente lhe envio um

      beijo e um abraço para o senhor seu esposo.

      Eliminar
    2. Estimado amigo, desejo se encontre bem assim como a amiga Alice, li a mensagem que nos deixou e aconselho se me permite a que não leve tanto a sério, quanto a mim não há responsabilidade alguma criada, pois se andamos cansados não vejo motivo para que os amigos, aqueles que o são não compreendam, pois primeiro a saúde. Quanto a mim o Face é muito saturante, cansativo e grande parte senão a maioria das postagens não têm qualquer interesse, só lá vou para expandir a poesia e sinceramente porque grande parte dos meus leitores e amigos são meus conterrâneos espalhados pelo mundo e assim vou sabendo deles dado que os conheço desde pequena.Eu virei sempre aqui desde que tenha oportunidade ou disponibilidade de tempo, gosto de ler alguns temas do amigo, alguns me suscitam interesse, já tenho vindo ler mas não deixo comentário, se o amigo colocar um contador terá hipótese de ver quantas visitas tem... é interessante, eu tenho no meus blogs. E por agora é tudo um grande beijinhos aos meus amigos que eu acho muito gentis e simpáticos e têm sempre muito amor para dar ao próximo, bem hajam.

      Eliminar
  3. PARABENS MEUS QUERIDOS MANOS DO CORAÇÃO!
    Que essa imensa FELICIDADE seja eterna, que nada nem ninguem cause qualquer sombra nesse AMOR tão belo!

    DEUS SABIA O QUE ESTAVA A PREPEARAR NESSA NOITE!

    E continue a abençoá-los!

    Já agora, como curiosidade, faz hoje 70 anos que fiz a minha Comunhão Solene!

    Coincidências? Não acredito!

    Um beijo carinhoso da mana Maria Manuela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As sua palavras de carinho e amor para connosco é gtão real que parece que

      a estamos a ouvir frente a frente.

      Não nos admiramos com sua prosa, pois como é apanágio da Mana ~

      Manuela trata-nos sempre com tanto carinho que as suas palavras mais se

      identificam com as palavras dum Anjo protector, paravras que do fundo do

      coração agradecemos...

      Beijinhos de nosso carinho para a Grandiosa Mana Manuela.

      Eliminar
  4. meu querido amigo e mano do coração, faz-nos falta a sua companhia e boa disposição, gentileza na palavra sempre agradável, um amigo a valer, que Deus o tenha recebido com um abraço carinhoso me despeço do mano até um dia, que esteja em paz.

    ResponderEliminar