domingo, 30 de novembro de 2014

CORVETA BAPTISTA DE ANDRADE E HELICÓPTERO EM MISSÃO DE SALVAMENTO




29 NOV 2014, 09:20

O skipper da embarcação, de nacionalidade francesa e 56 anos de idade, encontrava-se em estado grave devido a uma queda sofrida a bordo, apresentando um diagnóstico de eventual traumatismo crânio-encefálico e fractura do membro superior direito. O pedido de auxílio ocorreu na madrugada do dia 24 de novembro, através do MRCC Falmouth em Inglaterra, informando que o veleiro, com 3 tripulantes a bordo, requeria apoio médico para um dos tripulantes acidentados. Contactado o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODUMAR) do INEM, foi identificada a necessidade de evacuação urgente do tripulante.

O MRCC Delgada assumiu a coordenação da ação e empenhou a Corveta Baptista de Andrade que iniciou uma viagem de cerca de 58 horas para ir ao encontro do veleiro e proceder à evacuação do paciente. Neste período de tempo, o CODUMAR efetuou vários contactos telemédicos para aferir o estado do tripulante acidentado e aconselhar quanto à terapêutica a aplicar.

Na tarde do dia 26, o paciente foi transportado para a Corveta Baptista de Andrade, onde foi assistido pela equipa médica de bordo, cuja avaliação, em articulação com o CODUMAR, determinou a necessidade de prosseguir a evacuação com a máxima urgência. Assim, o MRCC Delgada solicitou a evacuação por meio aéreo ao Centro de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes), tendo aquele Centro empenhado um Helicóptero EH-101 Merlin da Esquadra 751, proveniente da Base Aérea das Lajes (BA4), e um avião C130 da Esquadra 501 estacionado na Base Aérea do Montijo (BA6), para realizar o acompanhamento do Helicóptero, muito por força das más condições meteorológicas que se faziam sentir no local.

Dado que o raio de ação do helicóptero se situa nas 350 milhas náuticas (650 quilómetros), a Corveta, já com o paciente a bordo, navegou para norte durante cerca de 40 horas, com mar bastante adverso, a fim de encurtar a distância e proceder ao transbordo do doente para o meio aéreo, o que veio a acontecer na manhã de ontem, 28 de novembro. O EH-101 aterrou ainda durante a tarde no heliporto do Hospital Divino Espírito Santo, local para onde o paciente foi transferido em situação estável.

Nesta missão foram contabilizadas cerca de 130 horas de navegação da Corveta Baptista de Andrade e 19 horas de voo das aeronaves, tendo o helicóptero realizado oito e o avião onze.

As condições meteorológicas na zona de operações eram bastante adversas, com ondulação de 7 metros e ventos na ordem dos 90 quilómetros por hora.
Link para descarregar vídeo (download)


2 comentários:

  1. Cá estão os PORTUGUESES a mostrar ao mundo como se ajuda quem precisa de auxílio urgente!!

    São assim os nossos bravos militares, tanto do Ar como do Mar. Sempre valentes sem receio algum das adversidades! Os nossos heróis "desconhecidos"!

    Parabens a todos,mas em especial à Marinha e ao meu sobrinho emprestado.

    Parabens tambem para si,como pai!

    Um grande abraço de carinho e respeito da mana
    Maria Manuela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São mesmo uns heróis.
      Nesta missão o meu filho esteve sem dormir quatro noites.
      E, quando regressou aos Açores ainda foi cumprir outra missão...a da fiscalização.

      E, hoje volta a navegar.

      É uma vida para quem ama muito a Marinha.

      Uma vez mais o reconhecimento pelas suas palavras de carinho para todos nós.

      Beijinhos para a Querida Mana do Coração...

      Eliminar