terça-feira, 4 de novembro de 2014

O Grove é a capital galega do marisco e a capital internacional do turismo



Esta foi a definição dada pelo Secretário Geral para o Turismo da Galiza, Don José António Ferreiro Pinheiro, nas duas intervenções que fez durante o Programa da XXIX Festa do Marisco, realizada no Grove no ano de 1992.
Ouvimo-lo afirmar isso na Cidade do Porto (Ipanema Porto Hotel) 

e no Município do Grove (Gran Hotel La Toja) localizado na Isla de la Toja.


Pelas actividades que desempenhavamos, de Director de Información Y Turismo de PortuGaliza, criámos amizades profundas com os dirigentes do Ayuntamiento do Grove, particularmente com o Alcalde Presidente, Don Miguel Taboada de Santiago e com o Consejal Delegado da Festa do Marisco e Primer Teniente de Alcalde, Don Manuel Benevides Otero.


DA ESQUERDA PARA A DIREIRA
- Miguel Angel Perez Garcia «Consejal de Turismo do Grove»
- Miguel Taboada de Santiago «Alcalde Presidente do Grove»
- Manuel Benavides Otero «Primer Teniente de Alcalde do Grove»
- Eduardo Santos Serafim «Director de Información Y Turismo de PortuGaliza»


A grande azáfama começou em Maio de 1992 e estes dois estimados amigos pediram-me que (dada a circunstância da apresentação do evento ser na Cidade do Porto) - «pela primeira vez fora de Espanha» lhes conseguisse uma entrevista para apresentação de cumprimentos protocolares junto do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Dr. Fernando Gomes. Também me foi solicitado que conseguisse um bom hotel no Porto para a conferência com os orgãos de comunicação social e para o jantar que o Grove pretendia oferecer a diversas entidades oficiais do norte de Portugal.

Começa aí o meu calvário. 

Durante cerca de dois meses tentei contactar com o Dr. Fernando Gomes. No entanto, ele além de Presidente da Câmara Municipal do Porto, acumulava a função de Eurodeputado em Estraburgo e Presidente do Eixo Atlantico.
Nem com o chefe de gabinete conseguia falar e, em desespero de causa, desabafei com um amigo da Póvoa de Varzim (Alberto Marta) e disse-lhe o que se estava a passar. Disse-me então o Marta que o Dr. Fernando Gomes ia todos os domingos buscar um vizinho dele para irem jogar ténis. 

E eu, disse: Ó Alberto, por favor fala com o teu vizinho e pede-lhe para interferir junto do Fernando Gomes pois sem que haja a sessão de cumprimentos não posso avançar para a escolha do Hotel.
E, graças a Deus, consegui através do chefe de gabinete marcar dia e hora para a realização desse encontro entre autarcas.


Câmara Municipal do Porto


Com este assunto resolvido, salvou-me o facto de eu ser amigo do Director do Ipanema Porto Hotel, pois quando fui falar com ele disse-me: está tudo comprometido para essas datas, tanto salas, como restaurante.
Mais uma dor de cabeça. Mas, os amigos são para as ocasiões e o Director do hotel disse-me: Por ser por seu intermédio. vou alterar tudo o programado e pode contar com a sala e com o restaurante.

Tudo estabelecido, o calendário cumpriu-se:
11 de Setembro - apresentação da Festa do Marisco aos orgãos de comunicação social.

12 de Setembro - jantar composto com a mesma ementa que iria ser servida no Gran Hotel de la Toja no dia 11 de Outubro.




Durante o jantar no Ipanema Porto Hotel, na mesa de honra encontravam-se as delegações do Porto e do Grove presididas pelos dois presidentes de município, Fernando Gomes e Miguel Taboada, além de outras individualidades. 
Como convidado especial e em representação do Presidente da Xunta de Galiza, Don Manuel Fraga Iribarne, estava o Secretário Geral para o Turismo do Governo galego, Don José António Ferreiro Pinheiro.

Não houveram discursos mas apenas algumas considerações. Todos manifestaram a grande união entre a Galiza e o Norte de Portugal, e a grande necessidade de se realizarem outras iniciativas que aproximem cada vez mais não só as entidades oficiais bem como as populações de ambos os lados.



Centro do Grove

Desde o primeiro acontecimento no Porto até à data da realização da Festa do Marisco no Grove, o tempo voou.
Passados 30 dias, ali estavamos todos com um programa cheio de  aliciantes: III Simpósio de Escultura ao Ar Livre; Círculo de Conferências; Exposição e venda de Artesanato de jovens grovenses; Actuação do Grupo de Gaitas do APA Colégio Rosalia de Castro; do Rancho Folclórico Poveiro «Póvoa de Varzim»; do Grupo Nossos Lares «Corunha»; Banda Musical de Cuntis; Grupo Novas Estrelas de Xermade «Lugo»; Grupo Xiabre «Cordeiro-Valga», etc..

No Domingo, dia 11 de de Outubro, considerado o grande dia da Festa do Marisco as filas de viaturas atingiam quilómetros.. O destino era O Grove. Depois da Alvorada a cargo dos Mareantes do Douro, actuaram a Real Banda de Gaitas da Diputación de Orense; o Grupo de Gaitas Os Carballeiras e a Agrupação Folclórica da Soc. Cult. Rec. O Castro de Minho.

Pelas 12 horas deu-se a recepção oficial às autoridades, entre as quais se destacavam além daspersonalidades espanholas, o Consul Geral da República Argentina em Vigo, Snr. Taboada e o Vice Presidente da Câmara Municipal do Porto, Engº. Armando Pimentel em representação da edilidade portuense e de seu Presidente.


NA VARANDA DO AYUNTAMIENTO DO GROVE «dA DIREITA PARA A ESQUERDA»
- José Loira «Secretário de Pesca Marítima do Governo Central»
- Henrique Lopez Veiga «Consellero de Pescado Governo Galego»
- Armando Pimentel «Vice Presidente da Câmara Municipal do Porto»
- Manuel Benavides « Primer Teniente de Alcalde do Grove»
- Outras individualidades...


Depois da inauguração de uma Glorieta da República Argentina, seguiu-se o almoço convívio «restaurante principal do Gran Hotel La Toja» que reuniu algumas centenas de participantes.


Isla de La Toja


Após este acontecimento, voltei a minha casa em Portugal coma minha mulher: Tinha a consciência do dever cumprido.



4 comentários:

  1. Pois é, querer é poder, e assim foi o que o amigo fez! Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, estimada Maria Freitas. A minha irmã já me vai conhecendo desde meu carácter e minha determinação.
      Tenho tido uma vida de Glória ao servir os interesses dos outros e não me arrependo nada por isso. Sinto-me Feliz. Obrigado pelo seu comentário.

      Eliminar
  2. Depois de uma vida,em adulta,tão dolorosa DEUS tinha uma surpresa para mim!
    ELE tem tudo muito bem defenido.

    Aos 79 anos aprendi a "mexer" com o computador! Porquê não sei.
    Mas agora percebo: tinha de conhecer virtualmente uma pessoa extraordinária,muito parecida na maneira de ser com meu pai!
    E assim recebi de "mão beijada" um IRMÃO de SANGUE tão amoroso! Agradeço a DEUS este "presente".
    Adorei o seu artigo e dou-lhe os meus parabens. Muito obrigada e um grande beijo da Mana!

    ResponderEliminar
  3. Suas palavras são muito significativas.
    Realmente, parece que andamos em estradas paralelas.
    O que eu penso de tudo o que me diz, dir-lhe-ei mais tarde.
    Agora, ao ler tudo o que se dignou escrever fiquei de tal forma emocionado que não encontro palavras para agradecer.

    ResponderEliminar