sábado, 1 de novembro de 2014

RECORDANDO A GALICIA





TRANSCRIÇÃO DO LIVRO GALIZA ESPANHA DA MINHA AUTORIA ( 1991 )





Quando em 1975 trouxemos à luz o nosso primeiro livro sob o título «GALIZA - ESPANHA» fomos considerados os pioneiros num trabalho de promoção daquela importante região do país irmão e vizinho.
   Hoje, não é para nós menos grato reeditar um trabalho idêntico, divulgador das enormes potencialidades da Galiza actual que, pelo seu profundo desenvolvimento, nos oferece uma panorâmica de crescimento a velocidade vertiginosa, tornando-se patente a vontade férrea dum povo que está determinado em que a sua Galiza seja cada dia maior e melhor. A forma como recebem o visitante turista é demonstrativa de que a consciência do bem servir é uma constante.
   Com o apoio de diversas entidades espanholas, sendo de destacar o entusiasmo de sua excelência o Embaixador de Espanha em Lisboa, Don Gabriel Ferrán Alfaro, do Director da Oficina Española de Turismo en Lisboa, Don Manuel Ortiz  Sanchez, do Director General de Turismo da Xunta de Galiza Don Juan Luís Saco Cid e doutras personalidades de relevo  a quem a Galiza deve o seu actual desenvolvimento, demos inicio a esta laboriosa missão de visitar para conhecer e conhecer para informar.
   Aqui e além, desde as grandes cidades  às pequenas vilas marinheiras ou ainda passando pelas montanhosas terras do interior,  em cada rincão da Galiza merece a pena parar. Parar não só para fazer uma pausa  na viagem mas, sobretudo, para conhecer as riquezas de arte e monumentos, a beleza paisagistica e, muito principalmente, para saborear a excepcional gastronomia galega acompanhando esta com os excepcionais  vinhos da região.


   Ficamos com a convicção de que este livro servirá para levar à Galiza muitos e muitos milhares de portugueses.


NOTA:

Aquando da realização deste livro, tivemos o particular empenho de Don Pio Cabanillas Gallas, Ministro de Informaçión Y Turismo que nos credenciou em 1975 e nos integrou na Dirección General de Prensa Extranjera daquele Ministério espanhol.

Don Pio Cabanillas
Actualmente já falecido, presto a devida homenagem a título póstumo a este grande senhor e Governante de Espanha, natural do Município de Cambados (Província de Pontevedra)




8 comentários:

  1. Que dizer depois de ler tão interessante artigo? Eu sou tão pequenina que tenho palavras, fiquei muito imoressionada.Que pena não ter lido o livro!
    Mesmo assim digo aos quatro ventos quanto orgulho sinto em ser sua amiga e tambem uma irmã do coração!
    Parabens querido irmão do coração! Um beijo de muito respeito e carinho.
    Mana Maria Manuela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois também tenho pena de não lhe poder oferecer um dos livros que publiquei mas pelo êxito obtido esgotaram-se em Portugal e Espanha.
      Fiquei só com um de cada em meu arquivo e agora facilitam-me as recordações que tenho em memória. Quanto aos seus extraordinários elogios. não os mereço. Fiz algo que amei e, como se diz...quem não corre não cansa. E se eu somente cumpri com o meu dever na época, actualmente sinto que esse dever se encontra reforçado.

      Eliminar
  2. Gostei de ver este seu artigo, poder da palavra! Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito grato pelo simpático comentário. Abraços de grande amizade e consideração.

      Eliminar
  3. Mundo pequeno!
    Querido Irmão Eduardo, fico feliz em saber destes interessantes acontecimentos sobre um povo tão querido, especialmente para mim. É que vêm da Galícia a maioria dos imigrantes ucranianos que vieram fundar colônias aqui no Paraná. Eles mantêm seus costumes e tradições, usam roupas lindas diferentes das nossas, e confraternizam muito conosco, a ponto de terem grande influência nos nossos costumes.
    Adoro este blog, para mim é divertido e informativo. Um abraço da mana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão. O Mundo é pequeno e nós é que dinamizamos estas relações humanas. O que me conta é surpreendente pois não fazia ideia que iam da Galiza os ucranianos que aí estabelecem colónias. Conheço pouco os oriundos da Ucrania a não ser alguns médicos que me prestaram assistência nos hospitais.
      Quero agradecer as suas palavras amigas que me dão mais firmeza para continuar neste projecto. Abraços do seu mano Eduardo.

      Eliminar
  4. É muito interessante mano! Os ucranianos formaram o segundo maior contingente eslavo a imigrar para o Brasil, perdendo apenas para os poloneses. A imigração de ucranianos para o Brasil começou efetivamente nos anos de 1895-96. Em apenas dois anos, cerca de 15 mil ucranianos desembarcaram no Brasil. A grande maioria foi encaminhada para o Paraná, onde tornaram-se pequenos agricultores e fundaram suas colônias. Temos muitas celebridades que aí se originaram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço querida irmã a sua explicação detalhada. Fiquei esclarecido e mais uma vez se conclui que nunca sabemos tudo.
      Eu só sei o que sei e é graças a Deus que tenho irmãs esclarecidas que me informam de situações que têm a ver com a realidade histórica. Obrigado.

      Eliminar