Comendador Santos da Cunha |
UM ILUSTRE PORTUGUÊS
Chamava-se António Maria Santos da Cunha, foi presidente da Câmara Municipal de Braga e
Câmara Municipal de Braga |
mais tarde Governador do Distrito do mesmo nome.
Governo Civil |
Foi neste ultimo cargo que o conhecemos e ficámos amigos,curiosamente, duma forma imprevisível.
Desempenhava eu o cargo de Delegado Itinerante da "Carruagem Branca" da C.P. em representação do SNI «Secretariado Nacional de Informação» nomeado pelo Dr. Moreira Baptista - Secretário Nacional, quando dei inicio à recolha de elementos para se levar a efeito uma Exposição de Turismo e Artesanato do Norte para circular em caminhos de ferro por todo o país e por algumas cidades galegas.
A composição da Exposição tinha standes e paineis. Começando pelo Distrito do Porto, consegui a colaboração de todas as câmaras municipais, o mesmo acontecendo nos municípios dos distritos de Viana do Castelo, Vila Real e Bragança.
Quando cheguei ao distrito de Braga,
foi excepcional a colaboração de todos os presidentes de câmara, à excepção do presidente da Câmara Municipal de Braga.
Panorâmica do Centro de Braga |
Antes da Exposição ser inaugurada, convidei algumas entidades oficiais para lhes dar conhecimento do Projecto.
Um acto da actuação do Governador Civil de Braga |
Entre os convidados, encontrava-se o Governador Civil de Braga, Comendador Santos da Cunha. Explicando o que representava cada stand e cada painel, cheguei ao distrito de Braga. E o Governador Civil interpelou-me: - onde vai estar exposta a Cidade de Braga ?
Quando o informei que Braga não faria parte da Exposição por total desinteresse do presidente da edilidade. Santos da Cunha desesperou-se: então a sua cidade não iria ser divulgada numa acção tão importante ?
Da "Carruagem Branca" partiu a grande velocidade para o Palácio do Governo Civil, telefonou ao presidente da Câmara e, por suas diligências Braga foi contemplada com um espaço na Exposição.
Estátua do Comendador Santos da Cunha |
Deste Homem, deste grande Senhor, deste defensor dos interesses bracarenses, temos como não poderá deixar de ser...uma enorme saudade.
Até já tenho vergonha de dizer sempre o mesmo. Mas realmente eu fico presa aos seus artigos e não oiço mais nada.
ResponderEliminarÉ deliciosa a sua escrita tão descritiva que lá vou eu, sem pedir licença a ninguem, e fico junto dos personsgens a "ouvir" e "ver" tudo com muita atenção. Delicioso "passeio"!
Quanto aos cavaquinhos, fico logo no meu "meio"! É um grupo muito bom e tocam lindamente!
Rever Braga, a Praça Central onde tantas vezes jantei e passeei. Muto obrigada querido Mano.
Parabens sinceros eu grande abraço da mana Maria Manuela
As suas mensagens são de sinceridade. Por isso, não tenha vergonha de me dizer sempre a mesma coisa ou coisas parecidas.
EliminarAfinal são os reais sentimentos que estão a sair do seu coração, de igual modo como eu escrevo e interpreto tudo o que nos diz respeito.
Para mim, mesmo que mais ninguém faça comentários «o que é estranho» basta que a minha mana Manuela o faça para que eu fique mais enriquecido. Por esse motivo, estimada Amiga do Coração, continue a debitar suas opiniões. Eu agradeço. Um beijinho do mano Eduarso
Mano Eduardo,
ResponderEliminarNós pessoas leigas, nem imaginamos o trabalho que dá promover esses eventos tão agradáveis! Admiro vosso poder de realização, e de agregar simpatias em torno de uma causa a que se dedica. Delicio-me com tuas aventuras, e também com os inspirados comentários da minha querida amiga Maria Manuela! Beijos fraternais aos dois! Adoro-vos!
Olká Linda Mana Patrícia...
EliminarQue elogios imerecidos me dedicas !!! Não passo de um simples ser humano que sempre se dedicou de corpo e alma a todas as iniciativas a que deu corpo. Umas de iniciativa próprias, outras por determinação de dirigentes superiores e de acordo com as minhas responsabilidades perante a sociedade.
Uma coisa é certa. Tenho o dom de criar empatias e amizades de um momento para o outro e veja-se o caso do Facebook onde consegui que algumas pessoas ficassem minhas amigas.
Isto tudo porque transmito serenidade e verdade, alegria e paixão.
Obrigado pelos teus excelentes comentários.
Beijos do mano... Eduardo
Realmente mano Eduardo, teu carisma é indiscutível! Beijos nacarados!
ResponderEliminar