segunda-feira, 10 de novembro de 2014

SANTOS DA CUNHA - GOVERNADOR CIVIL DO DISTRITO DE BRAGA - 1971

Comendador Santos da Cunha



UM ILUSTRE  PORTUGUÊS



Chamava-se António Maria Santos da Cunha, foi presidente da Câmara Municipal de Braga e
Câmara Municipal de Braga


mais tarde Governador do Distrito do mesmo nome.

Governo Civil

Foi neste ultimo cargo que o conhecemos e ficámos amigos,curiosamente, duma forma imprevisível.
Desempenhava eu o cargo de Delegado Itinerante da "Carruagem Branca" da C.P. em representação do SNI «Secretariado Nacional de Informação» nomeado pelo Dr. Moreira Baptista - Secretário Nacional, quando dei inicio à recolha de elementos para se levar a efeito uma Exposição de Turismo e Artesanato do Norte para circular em caminhos de ferro por todo o país e por algumas cidades galegas.
A composição da Exposição tinha standes e paineis. Começando pelo Distrito do Porto, consegui a colaboração de todas as câmaras municipais, o mesmo acontecendo nos municípios dos distritos de Viana do Castelo, Vila Real e Bragança. 
Quando cheguei ao distrito de Braga,


Panorâmica do Centro de Braga
 foi excepcional a colaboração de todos os presidentes de câmara, à excepção do presidente da Câmara Municipal de Braga. 
Antes da Exposição ser inaugurada, convidei algumas entidades oficiais para lhes dar conhecimento do Projecto.

Um acto da actuação do Governador Civil de Braga

Entre os convidados, encontrava-se o Governador Civil de Braga, Comendador Santos da Cunha. Explicando o que representava cada stand e cada painel, cheguei ao distrito de Braga. E o Governador Civil interpelou-me: - onde vai estar exposta a Cidade de Braga ?
Quando o informei que Braga não faria parte da Exposição por total desinteresse do presidente da edilidade. Santos da Cunha desesperou-se: então a sua cidade não iria ser divulgada numa acção tão importante ?
Da "Carruagem Branca" partiu a grande velocidade para o Palácio do Governo Civil, telefonou ao presidente da Câmara e, por suas diligências Braga foi contemplada com um espaço na Exposição.

Estátua do Comendador Santos da Cunha

Deste Homem, deste grande Senhor, deste defensor dos interesses bracarenses, temos como não poderá deixar de ser...uma enorme saudade.

5 comentários:

  1. Até já tenho vergonha de dizer sempre o mesmo. Mas realmente eu fico presa aos seus artigos e não oiço mais nada.
    É deliciosa a sua escrita tão descritiva que lá vou eu, sem pedir licença a ninguem, e fico junto dos personsgens a "ouvir" e "ver" tudo com muita atenção. Delicioso "passeio"!

    Quanto aos cavaquinhos, fico logo no meu "meio"! É um grupo muito bom e tocam lindamente!

    Rever Braga, a Praça Central onde tantas vezes jantei e passeei. Muto obrigada querido Mano.

    Parabens sinceros eu grande abraço da mana Maria Manuela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As suas mensagens são de sinceridade. Por isso, não tenha vergonha de me dizer sempre a mesma coisa ou coisas parecidas.
      Afinal são os reais sentimentos que estão a sair do seu coração, de igual modo como eu escrevo e interpreto tudo o que nos diz respeito.
      Para mim, mesmo que mais ninguém faça comentários «o que é estranho» basta que a minha mana Manuela o faça para que eu fique mais enriquecido. Por esse motivo, estimada Amiga do Coração, continue a debitar suas opiniões. Eu agradeço. Um beijinho do mano Eduarso

      Eliminar
  2. Mano Eduardo,
    Nós pessoas leigas, nem imaginamos o trabalho que dá promover esses eventos tão agradáveis! Admiro vosso poder de realização, e de agregar simpatias em torno de uma causa a que se dedica. Delicio-me com tuas aventuras, e também com os inspirados comentários da minha querida amiga Maria Manuela! Beijos fraternais aos dois! Adoro-vos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olká Linda Mana Patrícia...

      Que elogios imerecidos me dedicas !!! Não passo de um simples ser humano que sempre se dedicou de corpo e alma a todas as iniciativas a que deu corpo. Umas de iniciativa próprias, outras por determinação de dirigentes superiores e de acordo com as minhas responsabilidades perante a sociedade.

      Uma coisa é certa. Tenho o dom de criar empatias e amizades de um momento para o outro e veja-se o caso do Facebook onde consegui que algumas pessoas ficassem minhas amigas.

      Isto tudo porque transmito serenidade e verdade, alegria e paixão.

      Obrigado pelos teus excelentes comentários.

      Beijos do mano... Eduardo

      Eliminar
  3. Realmente mano Eduardo, teu carisma é indiscutível! Beijos nacarados!

    ResponderEliminar