sexta-feira, 28 de novembro de 2014

A GLÓRIA DOS ALENTEJANOS

UNESCO elege cante alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade


É sempre uma Coroa de Glória quando alguma coisa de Portugal surge perante o Mundo como algo de importante.

O Cante Alentejano é desde ontem dia 27 de Novembro reconhecido pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Fazendo justiça ao valor dos cantares alentejanos, esta postagem no blogue é uma homenagem ao "Magnifico Povo do Alentejo" particularmente aos cantores e cantadeiras que dão nobreza aos respectivos cantares.





E, nestes vídeos deixamos algumas interpretações de Grupos do Alentejo...do Cante Alentejano.

6 comentários:

  1. Realmente só este querido irmão do coração para me fazer gostar dos alentejanos!!

    A explicação é simples:tive a peor experiencia d minha vida justamente com um alentejano,embora de Elvas.Daí eu não simpatizar com eles!!

    Mas falemos de coisas agradáveis, e o seu artigo é magnífico sem ter muitas palavras,mas tendo sim uma alegria e uma generosidade imensas!

    Os videos são fantásticos,porque foi buscar vários grupos que cantam lindamente. E disso eu entendo!

    Somos,creio eu, o único país no mundo com grupos folclóricos populares a cantarem a capella e sem ninguem a dirigir.
    Sei que há muitos coros que tambem cantam a capella,mas são ensaiados por maestros.

    Lindíssima homenagem às gentes do Alentejo a que me junto,se der licença!

    Um grande abraço carinhoso de muito respeito da

    mana Maria Manuela

    ResponderEliminar
  2. Ora bem...comadre!!!
    Alentejanos existem muitos e não são todos como aquele de Elvas. Aliás, de Elvas também tenho recordações negativas pois quando me desloquei àquela cidade não fui recebido pelo presidente da Câmara Municipal como devia.
    Eu já sabia que havia um mal estar entre os presidentes de câmara de Portalegre e Elvas mas nunca pensei que esse mal estar transbordasse para fora do "Circo Municipal".
    Mas, o que lá vai, lá vai e passaram anos em que isso aconteceu. Esse senhor já não é Presidente de nada. e eu riu-me porque acabei por não realizar nenhuma conferência sobre o €uro (que foi o que me levou a Elvas.~

    Quanto ao Cante alentejano, sempre admirei aquelas vozes todas diferentes mas no fim, todas iguais.
    Eu amo o Povo, adoro o que todos fazem e que dignificam o bom nome de Portugal.

    Aqui e ali, desde o Minho ao Algarve, o Folklore é uma representação da cultura portuguesa e ainda me parece ouvir o Grande Pedro Homem de Melo a apresentar na RTP aquele programa que nos deixava presos ao ecrã, sobretudo pela sua voz extraordinária que penetrava em nossos ouvidos tão melodiosa que, no fim, queríamos mais.

    Para a minha linda Mana do Coração, o testemunho de meu reconhecimento pelos seus excelentes comentários...

    ResponderEliminar
  3. Eu que fico grata com os seus comentários!
    Eu creio que de Elvas somente as azevias com doce de grão(que minha fazia tão bem,agora no Natal) e as ameixas doces e verdes.

    Eu sei que há bons alentejanos,como tambem há maus "alfacinhas"!

    Um abraço da mana Maria Manuela

    ResponderEliminar
  4. Afinal, há bons e maus em todas as regiões do país.

    É como os políticos... sejam de que partido forem...e banqueiros...

    O país está bem entregue...não haja dúvida.

    Veja quantos ultimamente estão a ser perseguidos pela "tal" justiça que todos diziam não existir.

    Quem conhecer a imagem da Justiça "de olhos vendados" fica a pensar que alguém lhe tirou a venda e ela "justiça" com uma autenta espada na mãos vem com todo o rigor a cortar cabeças.

    Já são tantos...

    Meu Deus, minha querida irmã Manuela, como dizem os brasileiros: Que mais nos irá acontecer !!!

    Beijinhos do mano...

    ResponderEliminar
  5. Realmente não é fácil enfrentar o pretenciosismo de alguns quando é necessário julgar os outros. E, sem dúvida que este Povo Alentejano merecia ser considerado internacionalmente.
    Um abraço para si, estimada mana Maria Freitas.

    ResponderEliminar