sexta-feira, 14 de novembro de 2014

DA BTL PARA A FITUR - 1994

O CONVITE QUE NOS FOI EFECTUADO PELO
TURISMO DE CASTILLA Y LEON


Numa visita à BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa)encontrámos uma vasta representação de diversas Comunidades Autónomas de Espanha. 

Estávamos a ter o grato prazer de trocar impressões com muitos amigos da Galiza e em conversa amena recordávamos a nossa presença durante cerca de quatro anos naquela Comunidade Autónoma.

Dirigindo-se ao nosso grupo, um senhor falando castelhano dirigiu-se ao Secretário de Turismo do Governo galego perguntou se a pessoa que tinha promovido o Ano Santo Compostelano para Portugal era eu.

Depois da resposta ser positiva, dirigiu-se a mim e perguntou-me se eu não quereria dar uma ajuda a promover Castilla Y Leon em Portugal. 


 Castilla Y Leon


Conversámos demoradamente e acordámos que eu iria a Vallolid para uma reunião com ele e com o Presidente daquela Comunidade, Don Juan José Lucas.

E, deste modo, carregando no acelerador lá fui eu com destino a Espanha e a Valladolid. 

Foram muitas horas de viagem e isso obrigou-me a fazer uma paragem na cidade de Zamora, onde jantei e dormi no Hotel Rey Don Sancho.



Hotel Rey Don Sancho
Restaurante do Hotel Rey Don Sancho

No dia seguinte, depois dum bom pequeno almoço, eis-me na estrada com o objectivo de chegar a Valladolid.

Finalmente, cheguei ao centro da capital de Castilla y Leon. Perguntei e encontrei os edifícios oficiais.



Encontrei uma cidade moderna e muito desenvolvida.

Centro da Cidade de Valladolid


Recebido então com pompa e circunstância, fui introduzido no Gabinete de Don Juan José Lucas. 


Conversámos detalhadamente e, olhando para uma fotografia reconheci Don José Maria Aznar e fiquei a saber que antes de ser Primeiro Ministro de Espanha, tinha sido Presidente da Junta de Castilla Y León.

Don Juan José Lucas, deu-me então carta branca para percorrer todos os municípios que compunham aquela Comunidade Autónoma e assim fiz. 

Levei cerca de oito meses a visitar cidades e vilas, Ayuntamientos e Alcaldes e a verificar tudo em pormenor.

Enquanto isso, sempre que possível ficava a pernoitar em Valladolid no Hotel Filipe IV, onde jantava.
Hotel Filipe IV
Restaurante do Hotel Filipe IV

Ocupei muitas noites noutros hoteis da Comunidade e assim fiquei a conhecer a excelente gastronomia que Castilla y Leon oferecia.

Aproximava-se o período da FITUR (Feira Internacional de Turismo)que tinha lugar em Madrid.

Depois de tantos meses longe da Família, e como estava hospedado em Ávila, no Hotel Cuatro Postes, 
Ávila - Hotel Cuatro Postes
telefonei à minha mulher pedindo-lhe para ir ter comigo àquela Cidade espanhola.

Passados dois dias, estávamos juntos e a minha mulher, devota de Santa Teresinha de Avila fez questão em visitar o Convento onde estavam a imagem e as relíquias da Santa. 
E assim foi. 

Convento de Santa Teresa
Fomos ao Convento e foi-nos mostrado tudo o que se referia a Santa Teresa, inclusivamente o quarto que ela ocupou.

Quarto de Santa Teresa


No dia seguinte, iniciámos a viagem para Madrid, para visitar a FITUR.




Realmente ficámos surpreendidos quando nos encontramos frente a uma série de pavilhões que acomodavam standes de todos os países do Mundo. 


Dois aspectos dos Standes de Portugal


E, entre eles, lá estava o stande de Portugal que, a verdade seja dita, não nos envergonhava. Era até um dos standes mais visitados, pois não esqueçamos que Portugal e Espanha são dois países vizinhos e irmãos e que a prática de turismo entre ambos os territórios se torna bastante económico.

Perdemos um dia a visitar a FITUR


Casal Alice e Eduardo Serafim na FITUR


 e, no regresso, resolvemos antes de regressar a Ávila passar por Segóvia, que eu já conhecia mas fazia questão que minha mulher constatasse que em Espanha se comia um excelente «cochinillo» (leitão assado) muito próximo do que nos é servido em Portugal da Região da Bairrada.

E, já em Segóvia, instalados no Hotel


Hotel Puerta de Segóvia


jantamos uma excelente refeição de «cochinillo» que jamais esqueceremos.

Restaurante do Hotel Puerta de Segóvia


Após um passeio pela cidade, eis que resolvemos recolher ao nosso quarto para, no dia seguinte, sairmos cedo para Ávila, onde ficámos novamente a dormir no Hotel Cuatro Postes.



Recepção do Hotel Cuatro Postes

Demos um passeio dentro das muralhas de Àvila e ficámos surpreendidos como uma enorme cidade pode estar rodeada das ditas muralhas tão bem conservadas.


Cidade dentro de muralhas


Ao jantar, e como despedida, minha mulher fez questão de comermos a célebre Sopa Castelhana, 
Restaurante do Hotel Cuatro Postes


uma das melhores delicias gastronómicas daquela região de Espanha.

Voltámos para nossa casa em Portugal e, ficamos apaixonados com esta fantástica viagem e com saudades de lá voltar...  




10 comentários:

  1. Viajei através desta agradável prosa, conheço todas estas províncias espanholas e quando vou de auto caravana, prenoito sempre em Valladolid e na manhã seguinte parto então geralmente rumo a Andorra, adoro viajar, daí que estas memórias do Eduardo me dêem tanto prazer...não conheço as relíquias de Sta Teresinha, mas quem sabe numa próxima viajem já estou alerta...obrigada amigo, para além da prosa e dos assuntos sempre interessantes, também gosto das fotos que a acompanham e do seu gosto de tudo guardar com esmero. Meu abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que a estimada amiga e Ilustre Mana do Coração conhece bem Valladolid pois é uma cidade muito desenvolvida e capital duma das mais controversas Comunidades de Espanha.
      Conforme fui percorrendo toda a Comunidade encontrava na parte Norte os cartazes indicativos com a palavra Castilla borrado com tinta e na zona Sul era precisamente o contrário.- a palavra Leon estava borrado com tinta.
      Perguntando, foi-me dito que os antigos Reis de Castilla e Leon se combatiam entre si para terem maior domínio sob sua tutela.
      E a verdade é que os habitantes do >Norte e do Sul da Comunidade não se suportam.
      Esta situação faz-me lembrar agora o que se passa com Barcelona que pretende (algumas pessoas) que a Cataluña seja independente.
      Minha Irmão, quando lhe for possível visite o Convento de Ávila onde estão as relíquias de Santa Teresa de Jesus. Um abraço para si minha boa amiga.

      Eliminar
  2. Se me tivesse avisado desta viagem,querido mano,tinha preparado uma mala com mais roupa!!!!! Porque mais uma vez, lá fui eu de "boleia" consigo e com sua esposa. Isto tudo sem pedir licença!?!

    Novamente fico deliciada com os seus artigos.São um encanto!

    Nunca fui a Ávila com muita pena minha,mas não deixava minha sosinha em Lisboa. No CEBE onde estive 34 anos,faziam viagens a Ávila,Covadonga,Lourdes,etc. Só fui a Santiago de Compostela,porque a minha mãe já tinha partido.

    Conheço bem a vida de Sta Teresa de Ávila,doutora da Igreja, mas nunca fui lá. Afinal DEUS tinha esta surpresa para mim,viajar com o meu mano do coração e ficar a conhecer tantos lugares maravilhosos.
    Todos os dias LHE agradeço a sua amizade e consideração.

    E, en passant, que lindo casal sempre foram!!!!

    Adorei este "passeio" e agradeço com um beijo carinhoso e de respeito

    mana Maria Manuela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu bem como minha mulher teríamos o maior prazer em contar com a sua companhia nesta e noutras viagens que fizemos. Mas, infelizmente só há pouco tempo tivemos o ensejo de nos conhecer e não existe a hipótese de termos parado no tempo para conseguir efeitos retroactivos nesta nossa fecunda e sincera amizade.

      Veja se ainda consegue um dia deslocar-se a Àvila e visitar o Convento que consta neste meu escrito. Aliás, Àvila à noite é tão sumptuosa que até parece que vivemos de sonhos cristalinos ao olhar para as muralhas muito bem iluminadas e cuidadas.

      Esta viagem foi uma das que me marcou mais pois levou-me a conhecer realidades com que nunca contei. Os habitantes do Norte não suportam os do Sul e vice-versa. Isto ainda por memórias que ficaram do tempo dos reis de Castilla e Leon, que se combatiam desesperadamente para conquistar um território maior.

      Mas, de resto, minha boa amiga, é já hábito entre as comunidades existirem diferenças de diversa ordem que separa princípios e costumes.

      E, se Deus quiser e por Sua Graça aqui deixo mais um beijo de excelentes recordações e com desejos de que a minha boa mana continue a acompanhar-me nestas minhas saudosas viagens. Um beijo...

      Eliminar
  3. Muito obrigada pelas suas palavras. Nem imagina como alimentam a minha alma e o meu coração tão sedentos de carinho.

    Bem haja,mano. Um beijo da mana
    Maria Manuela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente pela sua satisfação ao ler as minhas histórias. Obrigado pela consideração estimada Mana Manuela.

      Um beijo...

      Eliminar
  4. Tenho lido o que tem publicado e mais uma vez viagem através da sua escrita, abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço a atenção pelas suas considerações. Abraços de minha boa amizade...

      Eliminar
  5. Oooooooooito meses!!!!!!!!
    Quanta dedicação e empenho!
    Mano Eduardo, obrigada por trazer-nos tão organizadas e ricamente ilustradas as memórias de tuas aventuras, sinto como se tivesse conhecido pessoalmente esta região da Espanha. A descrição é tão perfeita que senti até o sabor dos pratos, (oras, com boa vontade podemos tudo!)
    Gostei de tudo, mas o que mais amei foram as Magníficas Muralhas!
    Receba o abraço fraternal e o beijo nacarado desta irmã formiga que adorou mais esse voo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mana Amiga, a verdade é que quando queremos abordar temas retirados de nossa memória e quando os factos tiveram lugar há alguns anos, tirando documentação fotográfica da época, em muitos casos (dos hóteis, por exemplo) eles foram remodelados e beneficiados,

      Isso obriga a pesquisas tantas vezes de algumas horas. Todavia eu sou exigente comigo próprio e opto sempre por dignificar os meus trabalhos de escritor e jornalista.

      Mas o que me importa é ter a consciência do dever cumprido e que o que escrevo seja do agrado de todos os que fazem o favor de gostar das minhas histórias de vida.

      Para ti, querida mana, um beijo carinhoso do sempre amigo...Eduardo

      Eliminar